Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Fé e a Religião!

Bom, vejo que muitas pessoas confundem com religião, então vou tentar explicar cada uma delas ao meu ponto de vista(claro).

Vamos aos significados:

(do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão.

Religião (do latim: religare, significando religação com o divino) é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino.


Vamos às diferenças
:

É comum as pessoas pensarem que religião e fé significam a mesma coisa, mas, na verdade, há muitos aspectos em que uma e outra se diferenciam. O provérbio popular "Não importa qual seja a crença, contanto que se creia", é próprio da fé, e não da religião. O mesmo se pode dizer em relação ao ato de adorar monstruosas esculturas de pedra ou de madeira feitas por selvagens. Por esse motivo, não é de admirar que, atualmente, as pessoas civilizadas não deem atenção ao tipo de fé em que se adoram ídolos, considerando-o como de baixo nível. Entretanto, não quero dizer que uma religião seja boa pelo simples fato de ser religião.
A fé é algo que vai além da religião, algo em que cada pessoa acredita que seja verdade para ela. Podendo ser fé nas pessoas, no amor, na felicidade, no invisível... Ter fé em algo não lhe torna religioso, do mesmo jeito que seguir uma religião não lhe torna alguém de fé!

Não estou defendendo a religião nem a fé, pois cada pessoa tem uma opinião a respeito disso e sinceramente, não acho que impor sua crença ou descrença seja algo inteligente. Estou apenas colocando pontos de vista diferentes em cada uma delas. Afinal, são coisas totalmente diferentes!

Pensamento do autor: "Acho que se as pessoas entendessem a diferença que há entre fé e religião, o mundo estaria mais próximo do que chamamos de 'um lugar melhor para se viver'!" - LemãO Shady

3 comentários:

  1. Concordo, Brother..
    por acredito que tenho muita fé, mas se bem observado não tenho religião nenhuma.
    Creio que algumas pessoas confundem fé, com o medo de serem julgadas com alguns princípios de certas religiões.

    ResponderExcluir
  2. Fé é acreditar num mundo melhor,numa amizade sincera, na união das famílias, na conscientização do povo quanto a preservação da natureza. botar fé num projeto de vida e batalhar por ele.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza...

    Fé é o que move o mundo, religião é o que algumas pessoas seguem para focar sua fé. Não é errado, apenas não podem generalizar fé com religião!

    ResponderExcluir